Logo

Hospedaria

A Casa Wachholz é fácil de ser encontrada pois está na Rota do Enxaimel, localidade famosa na região e é por isso também bem sinalizada. A casa está situada na área rural de Pomerode, onde a natureza exuberante é vista de todas as janelas. A construção enxaimel de 1867 foi restaurada recentemente pela família Wachholz. Parte da casa foi construída em paredes feitas de taipa, uma técnica em que as paredes são armadas com madeira ou bambu e depois preenchidas com barro e fibra.

O Enxaimel, ou Fachwerk, originário de "Fach", assim denominavam o espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros. É uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.

Envolvida na paisagem da Rota Enxaimel encontra-se uma Igreja Luterana que também é patrimônio histórico, pois foi construída em 1896 pelos imigrantes alemães e pode ser vista da rua, a poucos metros da hospedaria.

 A Pousada Casa Wachholz, preza pela família e grupo de amigos. Deste modo você fica isento de dividir o espaço com outras pessoas.

Voltar