Logo

Zoo Pomerode

O Zoológico Pomerode foi fundado em 1932, sendo o primeiro zoológico na região sul do Brasil. O Zoo Pomerode iniciou seu plantel com animais domésticos que ficavam em uma lagoa nos fundos da casa do Sr. Hermann Weege, um grande empreendedor local. 

Com a permanência dos animais domésticos e a disponibilidade de alimento, animais nativos da região do Vale do Itajaí eram atraídos para o local. Nasceu assim, a ideia de constituir o Zoológico, sendo a primeira iniciativa privada deste tipo no Brasil.

Por muitas décadas  o Zoo Pomerode foi o único zoológico da região, sendo bastante conhecido por pessoas de todas as faixas etárias. As obras e gestão implantadas vem incrementando o bem-estar dos animais e a qualidade da visita para o público, além de viabilizar a recente autonomia financeira do Zoológico em sua configuração atual.

Atualmente o Zoo Pomerode é o maior Zoo de Santa Catarina, e o maior referencial e pólo de atração turística do município de Pomerode. Em pesquisa realizada pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior (2001), constatou-se que 92% dos turistas que visitam a cidade têm intenção de visitar o Zoo. Isto reafirma a importância deste empreendimento para o município e demonstra o enorme potencial de expansão no atendimento e atração de visitantes, beneficiando outros empreendimentos turísticos locais.

Voltar